quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Prazeres Proibidos Capitulo 1 parte III

—Então por quê? —gritou Viola— Podendo escolher entre centenas de moças, por que ficar com alguém tão vã e calculadora como lady Sarah Monforth? Ela nunca te fará feliz.
—Bom, Viola, eu não me caso esperando obter a felicidade no casamento, eu faço a coisa sensata. Preferiria não ter que me casar, mas preciso de um herdeiro e não posso adiar o inevitável por mais tempo. Escolhi a jovem dama que melhor se encaixa no papel de duquesa, uma que não me exigirá nada além de mantê-la.
—Compreendo o que você quer dizer —respondeu Viola lentamente— Você escolhe uma mulher a quem não se importará que não sinta nada por ela, nem respeito nem carinho e que não se sentirá ferida ao saber que não a ama, sempre que a mantenha rodeada de luxos cuja principal obrigação será te dar um filho.
—Exatamente.
—Oh, Joseph, você fala serio? —exclamou Viola desalentada pondo-se em pé. Ele a observava andar para cima e para baixo. Nenhum dos dois falou. Ela estava perdida em seus pensamentos e ele esperava que ela aceitasse sua decisão.
Finalmente, Viola parou e o encarou diretamente.
—Você já fez o pedido de casamento a lady Sarah?
—Não. — respondeu ele— Está em Paris com sua mãe. Passarão o outono lá.
—Bem, assim tenho tempo de te fazer mudar de ideia. —E ela sorriu daquele modo tão doce que ela sempre tinha que lhe fazia fazer tudo o que ela queria.
Mas desta vez Joseph estava decidido.
—Não vou mudar de opinião. Por esse rostinho, — adicionou e viu como se apagava seu sorriso— parece que isso é o fim do mundo. Esta parecendo muito zangada.
—Claro que estou zangada. — respondeu ela e voltou a andar novamente— Você esta a ponto de tomar uma decisão irreversível que a única coisa que vai te garantir será infortúnios. Prefiro morrer antes de te ver infeliz.
—Viola, como de costume você está sendo muito dramática. Estou bastante contente com a vida que levo, estou bem e não entendo por que razão meu casamento com lady Sarah poderia alterar isso.
—Trocar Marguerite por lady Sarah arruinaria a vida de qualquer homem — replicou ela tão forte que ele não pode deixar de sorrir.
Marguerite não era nenhum segredo, mas discutir sobre sua amante com sua irmã não entrava em seus planos. No entanto, nesta ocasião Joseph queria que Viola entendesse suas intenções.
—Não vou deixar Marguerite.
Viola parou e olhou surpresa.
—Você não pode pensar em mantê-la quando estiver casado.
Ele devolveu o olhar de reprovação.
—Por que não?
—Oh, Joseph, não gosto nada de lady Sarah, eu confesso, mas se comportar assim é cruel e não posso acreditar que você faria tal coisa.
Ele se incomodou com aquele ataque.
—Viola, você deve estar esquecendo que minha escolha de noiva não é assunto teu, como tampouco são sobre minhas amantes.
—Oh, não fique dando ares de duque comigo, Joseph. — espetou ela— Sou tua irmã e cada dia tenho que fazer frente à dor de estar casada com um homem que não sente nada por mim. Como você pode justificar isso quando sabe o que tenho sofrido?
Viola sempre tinha que mostrar seus sentimentos com dramatismo.
—Eu sei, — respondeu ele mais calmo— e me dói profundamente. Por toda a dor que tem lhe causado, daria em Hammond uma surra com minhas próprias mãos se pudesse, mas tua situação e a minha são bem diferentes.
—Em quê?
—Sarah não se importará nada que eu tenha uma dezena de amantes enquanto ela nade em luxo. Ela não sente nada por mim, nem eu por ela. Já, você é diferente, ainda sente algo pelo Hammond e por isso te dói o comportamento dele. Ainda por que sente algo por ele é para mim um dos mistérios da sua vida. Ele é um desalmado e te trata de uma maneira desprezível.
—É minha própria e amarga experiência que me obriga a odiar tua escolha pela filha de Monforth. Eu quero que você seja feliz com tua esposa tão feliz que não tenha necessidade de apelar pela companhia de mulheres como Marguerite Lyon tão feliz que não tenha que organizar tua vida para não coincidir na mesma casa que tua mulher. Não posso evitar acreditar que é possível ser feliz com esse casamento, apesar de minha péssima escolha.
Algo no suave romantismo de suas palavras o irritou, porque lhe fez recordar algo que ele acreditava e Viola havia enterrado para sempre. Colocou essas lembranças de volta no fundo de sua mente e disfarçou sua ira com um ar de indiferença.
—Como você pode ser ainda tão romântica? Nunca deixa de me surpreender, Viola.
—Talvez porque eu acho que nossos pais tiveram a sorte de se amarem um ao outro apaixonadamente, enquanto que você acredita que isso foi uma desgraça.
Joseph notou como seus dedos apertavam o delicado copo de cristal que segurava e se surpreendeu que ele não se quebrava. Deixou o copo com cuidado.
—O amor é bom, — replicou ligeiramente enquanto se inclinou na cadeira— mas tem pouco a ver com o casamento. Olha os nossos conhecidos. Todos estão apaixonados. Só que não por suas esposas.
O tom despreocupado de Joseph fez com que sua irmã voltasse a seu lado. Se sentou outra vez e pegou suas mãos entre as suas.
—Falo sério. Por que você não tenta ao menos encontrar alguém a quem possa amar?
Joseph estudou sua face por um momento e não sabia o que dizer. Viola havia se casado com Hammond por amor. Ele apesar de sua relutância não havia podido negar a Viola seu desejo e o resultado havia sido desastroso. Não tinha intenções de cometer o mesmo erro que sua irmã.
—Eu imploro que pelo menos considere a opinião. — insistia ela— Você merece alguém melhor que lady Sarah. Você merece uma mulher que seja generosa, que sinta paixão por ti, alguém que se importe mais que teu título ou tua fortuna.
Toda aquela loucura sentimental era ridícula.
—Meu Deus, Viola, — replicou impaciente— eu não preciso de paixão na minha esposa.
—Bom, pois deveria.Também, lady Sarah não te ama. Duvido que seja capaz de sentir essa emoção.
—O quê? —O olhar determinado de Joseph colidiu com o desesperado de sua irmã— Desde quando o amor é necessário para o casamento?
Viola o olhou longamente e suspirou.
—Talvez não seja necessário. — disse e saiu de seu lado— Mas poderia ser agradável.


o duque é tao cabeça dura hein....
olha eu nao queria estar ali no meio daquela discussao, nao mesmo.
bjemi

3 comentários: