quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Prazeres Proibidos Capitulo 14 parte III

Ela negou com a cabeça sem compreender e pegou um pão e um pouco de queijo.
—O senhor tem dinheiro, tem poder. Se tem isso tudo, todo o resto pode conseguir.
—Talvez assim lhe pareça, mas não é certo. Tenho tudo a meu alcance para fazer o que quisesse, mas nunca posso fazer.
—Não entendo.
Ele a olhou diretamente nos olhos.
—Meu pai morreu quando eu tinha doze anos e então me tornei o duque de Tremore. Meu tio atuou como meu tutor e se ocupou do cargo até que completei os dezesseis, mas desde a morte de meu pai eu tive toda essa responsabilidade. Era eu quem tomava as decisões e era eu quem dizia a meu tio o que devia fazer e não vice-versa.
—Com doze anos? Mas ainda era apenas um menino.
—Toda minha vida tenho sabido o que implicava ser duque e que algum dia devia fazer tomar esse cargo e suas obrigações. Inclusive quando tinha somente doze anos podia entender as responsabilidades que implicam ter poder. Talvez havia podido escolher o caminho fácil e dedicar-me a viajar e a desperdiçar, mas sempre tenho pensado no mais importante, o que merecia toda minha atenção, eram minhas terras. Nunca fiz o Grand Tour. Nunca sai da Inglaterra. —sorriu-lhe levemente. —Assim que me vejo obrigado a ser um viajante de biblioteca. Nunca poderei visitar Roma nem outros lugares fascinantes que tem no mundo.
—Mas por que não? —perguntou ela cortava uma fatia de pão. —Se realmente quer fazer, seguro que pode se permitir viajar durante alguns meses.
—Nunca é o momento adequado para ele. Ser duque implica muitos deveres e obrigações, senhorita Lovato. E eu levo muito a serio minhas responsabilidades.
—E o senhor diz que sou muito rigorosa comigo mesma!
Ele deu-lhe razão assentindo com a cabeça.
—Seguramente é algo que nos aplicamos a ambos. A escavação é o único capricho a qual me permito.
Ela deixou de cortar o pão.
—Agora entendo por que é tão importante para o senhor — disse em voz baixa. —É seu Grand Tour.
Demi deixou as fatias do pão que tinha cortado de um lado e devolveu a barra da cesta. Então pegou o queijo.
—Conte-me mais sobre os deveres de um duque — pediu-lhe e começou a cortar o Cheddar.
—Não é nada romântico, lhe asseguro, pode ser como uma prisão —respondeu ele, —mas também pode ser fantástico. A maior parte do tempo é tedioso, trivial e muito chato, ainda que também tenha suas recompensar: riqueza, poder e prestigio.
—E influencia. Pense em todas as cosas boas que pode fazer com esse dinheiro. Se tivesse visto a pobreza de certos lugares em que eu estive…
—Me aborrecerei e odiaria, nunca poderia suportar perceber que não posso fazer nada resolver as coisas. Ainda que doasse todo meu dinheiro, continuaria havendo pobreza no mundo. É triste, mas é assim.
—Sim —aceitou ela, —suponho que sim.
—Eu faço o que posso para ajudar. Participar de obras benéficas é uma de minhas principais obrigações. Também é política, claro, e as pessoas que mora nas minhas terras. E tudo o que devo fazer baixa o constante exame de minha pessoa as vezes que luto por manter minha privacidade.
—Esta manhã, quando estive na cidade, conheci a esposa e as filhas de sir Edward. Estavam falando sobre o senhor com a senhora Bennington, todas pensam que é um homem muito reservado.
Ele se sentiu incomodado ao pensar em todo o que tinha dito dele. A enfermidade e a morte de seu pai eram um dos assuntos preferidos da conversa e não deixavam de gerar todo tipo de fofocas e especulações.
—Duvido que só disseram isso, senhorita Lovato.
—Não me disseram mais nada e não tinha um pingo de maldade em suas palavras.
Joseph riu as gargalhadas.
—Então, deve ter sido uma conversa muito curta.
A olhou e percebeu que ela tinha parado de cortar queijo. O estava mirando seria… Sua expressão não era diferente de outras ocasiões, mas desta vez percebia um ar de tristeza e uma censura em seus olhos.
—Eu não gosto de fofocas, senhorita Lovato— se sentiu obrigado a explicar. —Eu não gosto que minha vida e a vida da minha família sejam assuntos de conversas. Me esforço muito para não dar nenhum motivo para que falem de mim.
—E ainda assim, o senhor me acusa de ser reservada e misteriosa, de não contar nunca nada sobre mim. Talvez, apesar de nossas diferenças, não sejamos tão diferentes. — Disse essas palavras como se ela mesma não acreditasse.
—Não, suponho que não.
—Mas pode estar tranquilo, todos as fofocas que me contaram sobre o senhor são inofensivas. Descreveram-lhe como um homem extremamente bonito, amável e importante. As únicas críticas que as filhas de sir Edward fizeram foi que não celebra festas suficientes, que nunca frequenta as que têm em Wychwood e que é talvez um pouco intimidante. As duas concordam que se o senhor lhe dirigisse alguma vez uma palavra é um de seus passeios ou as tirasse para dançar em festa, desmaiariam no mesmo instante.
—Me alegra saber que causo esse efeito nas damas. Afinal e depois, conseguir com que uma dama desmaie é uma das muitas obrigações que tem um duque.
—Não acho que sua adoração é algo digno de agradecimento?
A censura que sentiu em sua voz fria fez que voltasse a se colocar na defensiva.
—Nem sequer me conhecem. Meu título, minha riqueza e talvez minha aparência física seja tudo o que veem e tenho construído uma fantasia ao seu redor, uma fantasia que não existe.
Demi mordeu o lábio, como se tratasse de não dizer o que estava pensando. Desviou o olhar dele e disse:
—Talvez seja uma fantasia, mas é totalmente inofensiva.
Joseph percebeu que isso não era o que tinha querido dizer na realidade e esperou a que se decidisse a continuar, mas não fez. Contemplou o infinito e observou como a luz do outono começava a iluminar suas terras.
—Tem razão. Eu admito sinceramente. Suas bajulações são inofensivas é uma verdadeira honra para mim. — Voltou a olhar a mulher que tinha ao seu lado. —Deveria recordá-lo.
—Sim — respondeu ela retornando o olhar, — deveria fazer.
—Por que será que quando estou com a senhorita, não me sinto tão arrogante como a senhorita me acusa de ser? —sorriu-lhe. —Muito pelo contrário. Com a senhorita sempre tenho a sensação de que me está me colocando em meu devido lugar.
—Não tinha nem ideia de que meus comentários fizessem tal coisa.
—Pois fazem e estou começando a valorizar sua opinião. Por favor, não acredite que minha falta de entusiasmo ante aos elogios das filhas de sir Edward se deva que sou um convencido. Mas em ocasiões meu título tem uma grande carga e essas meninas não podem entender o complicado que isso resulta às vezes.
—Entendo o que quer dizer — afirmou ela baixando a vista até a faca que tinha na mão, —mas deve reconhecer que é normal que muita gente inveje seus privilégios.
—Asseguro-lhe que eu nunca dei por merecida minha posição. Sempre tenho sabido valorizar o afortunado que sou ao ter nascido com esses privilégios e com todas as comodidades e riquezas que lhe implica.
—É muito mais que isso — respondeu ela com paixão. O senhor tem um lugar no mundo e saber isso é algo muito reconfortante.
Demi não se moveu, mas ele notou a intensidade com que ela o olhava. Um mês atrás, ele tinha tomado sua passividade como um sinal de insensibilidade, mas agora sabia que não tinha nada mais longe da realidade. A maneira em que apertava a faca, tão forte que os nódulos dos dedos começavam a ficar brancos, demonstrava que embaixo da superfície fria, se escondia uma grande paixão.
—Não tem nem ideia do que se sente ao não pertencer a nenhum lugar — prosseguiu ela com um fio de voz. —Não ter raízes que lhe atem a nenhum lugar que lhe dê sentido. Isso é o que mais invejo no senhor.
—É compreensível se sentir sem raízes se não tem um lar. — Ele viu que ela começava a tremer e com a mão levantou-lhe o queixo. Ainda usava os óculos e queria ver-lhe os olhos. —Acredito que algum dia encontrará seu lugar, senhorita Lovato. Todo o mundo encontra cedo ou tarde.


hmmmm segurando no queixo dela....acho que ele vai a beijar..maybe? i don't no

4 comentários:

  1. Talvez o lugar dela seja ali ao lado dele ;)
    Um beijinho era o ideal para acabarem o piquenique em grande hehe

    ResponderExcluir
  2. que lindosss esses dois ❤️
    acho tão fofos !! kkk
    posta logoooo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Beija beija beija. adorei esse clima que ficou no final bem romantico eles nem sacaram mas o lugar deles é um junto com o outro

    ResponderExcluir
  4. Beija logooooo, vc n pode parar nessas partes. Se meu coração parar de bater vai ser culpa sua.
    Espero que o Joseph agarre logo ess mulher kkkk
    Posta mais.... Bjossss

    ResponderExcluir