domingo, 17 de março de 2019

Esplendor da Honra Capitulo 13


Os velozes nem sempre vencem a corrida,
os fortes nem sempre triunfam na guerra.
Eclesiastés, 9, 11
Demétria estava trabalhando em sua tapeçaria. Mas sua cabeça não se concentrava no trabalho, porque não parava de repetir as observações de Joseph. A que ele se referia exatamente quando disse que ela não seria sua prisioneira por muito mais tempo?
Demétria sabia que logo teria que enfrentá-lo. Ela estava se comportando como uma autêntica covarde, e era honesta demais para admitir a verdade. Temia ouvir as respostas de Joseph.
Então sua porta se abriu de repente e Miley entrou correndo no cômodo. A irmã de Joseph estava terrivelmente alterada. Parecia estar à beira do choro.
Demétria se levantou de imediato.
- O que a deixou em semelhante estado? - quis saber, imediatamente chegando à conclusão de que Joseph era o responsável.
Miley começou a chorar. Demétria se apressou em fechar a porta, e depois rodeou Miley com o braço e a levou para uma das cadeiras.
- Sente-se e se acalme. Vamos lá, nada pode ser tão terrível como você está imaginando - consolou-a enquanto rezava para que estivesse certa -. Conte-me o que lhe causou semelhantes lágrimas e eu farei com que tudo se endireite.
Miley assentiu, mas logo começou a chorar novamente assim que elevou seu olhar para ela. Demétria se sentou na banqueta que havia diante de Miley e aguardou pacientemente.
- Seu irmão enviou homens para levá-la embora, Demétria. Joseph deixou entrar o mensageiro. Por isso ordenou que você voltasse para o seu quarto. Joseph não queria que o soldado visse você.
- Por quê? Todo mundo sabe que sou prisioneira aqui. Sebastian…
- Você não me entendeu - interrompeu-a Miley -. Kevin disse a Nicholas que pensava que Joseph não queria que o mensageiro visse que você estava sendo bem tratada. -Fez uma pausa para secar seus olhos com a ponta da manga de seu vestido -. Você acredita que foi bem tratada, não é, Demétria?
- Santo Deus, e essa é a razão pela qual você está chorando? - perguntou Demétria -. É obvio que fui bem tratada. Basta com que olhe a seu redor, Miley - acrescentou com um leve sorriso -. Por acaso meu quarto não parece bastante cômodo?
- Eu não deveria ter ouvido o que o mensageiro estava dizendo a Joseph, mas eu ouvi. Nicholas e Kevin estavam ali e também ouviram até a última palavra. Joseph não os fez sair. E ninguém me viu, Demétria, tenho certeza disso.
- O mensageiro era do rei ou do meu irmão? - perguntou Demétria. Por dentro, agora já se sentia terrivelmente assustada, mas sabia que teria que esconder seu medo de Miley. Sim, a irmã de Joseph dependia da força de Demétria, que não podia falhar com ela agora.
- Não sei de quem veio a mensagem. Não ouvi o começo do que eles estavam dizendo.
- Conte-me o que ouviu - sugeriu Demétria.
- Você deve ser levada imediatamente à corte do rei. O mensageiro disse que embora você estivesse… maculada… - A voz de Miley se quebrou e ela teve que fazer uma pausa para se recompor.
Demétria se mordeu o lábio inferior até que este ficou insensível. Ela resistiu ao impulso de agarrar Miley pelos ombros e arrancar o resto da história, sacudindo-a.
- Você vai se casar assim que chegar a Londres - concluiu Miley finalmente.
- Entendo - murmurou Demétria -. Nós duas sabíamos que isto ia acontecer, Miley. Sabíamos que Sebastian faria alguma coisa. Pôde ouvir o nome do homem com quem vou me casar?
Miley assentiu.
- Morcar.
A irmã de Joseph cobriu seu rosto com suas mãos e começou a chorar descontroladamente. Demétria não podia esconder sua expressão agora. Pensou que fosse vomitar.
- E o que tem Joseph, Miley? - conseguiu perguntar -. O que ele disse a este mensageiro? Ele está de acordo?
- Não disse uma única palavra. O soldado leu sua mensagem e depois voltou com os outros soldados que esperavam além dos muros.
- Quantos soldados Sebastian enviou?
- Eu não sei - murmurou Miley -. Kevin e Nicholas começaram a gritar um com o outro tão logo o soldado se foi. Joseph não disse nada. Ficou de pé diante do fogo com as mãos entrelaçadas atrás das costas.
- Ele não tomou partido - disse Demétria.
- Eu não entendo.
- Seu irmão tem que assumir duas posições dentro desta casa, Miley. É o senhor destas terras e é irmão. Posso imaginar sobre o que discutiam Kevin e Nicholas. Kevin quer que me entreguem o mais breve possível a Sebastian, enquanto que Nicholas estaria a favor de travar uma batalha para me manter aqui.
Miley já estava sacudindo a cabeça antes que Demétria tivesse terminado com suas hipóteses.
- Não, Kevin não quer entregá-la aos homens de Sebastian - disse.
- Kevin defendeu minha causa?
- Ele defendeu - disse Miley -. E propôs que me enviassem para minha irmã, Catherine, para lhe fazer uma breve visita. Preocupa-se com o fato de que tudo isto seja muito para mim. Não quero ir a nenhum lugar. Catherine é muito mais velha que eu, e seu marido é um homem muito estranho…
Demétria se levantou e foi lentamente para a janela. Abriu as portinholas e contemplou a paisagem. Tinha consciência de que precisava controlar a ira abrasadora que estava começando a crescer dentro dela.
- Você sabia, Miley, que uma criança espartana era separada de sua mãe em uma idade muito prematura e enviada a viver com os soldados? Os garotinhos eram ensinados a roubar. Ser um bom ladrão era considerado um sinal de astúcia.
- Posso saber do que você está falando, Demétria? Como pode me contar histórias agora?
Demétria se virou, deixando que Miley visse as lágrimas que corriam por suas bochechas. Miley nunca a tinha visto chorar antes.
- Encontro um grande consolo nas velhas histórias, Miley. Elas são bem familiares para mim. Assim que eu esteja mais tranquila, poderei pensar com clareza. Então poderei decidir sobre o que deve ser feito.
Impressionada pela dor que viu nos olhos de sua amiga, Miley rapidamente assentiu.
Demétria se voltou novamente para a janela e olhou por ela. Contemplou o penhasco inferior. E quem dará de comer a meu lobo quando eu for embora daqui?, perguntou-se. O mais estranho de tudo foi que nesse momento a imagem de Joseph veio a sua mente. Por um instante ela o confundiu com o lobo, e foi então que compreendeu que Joseph tinha tanta necessidade de ser cuidado como a besta selvagem de Demétria, provavelmente ainda mais.
Não fazia sentido para ela, essa necessidade de endireitar a vida sombria de Joseph até que ela estivesse satisfeita com isso.
- Meu tio e eu nos sentávamos diante do fogo a cada noite. Eu aprendi a tocar harpa. Algumas noites meu tio me acompanhava com sua viola quando não estava muito cansado. Eram um momento cheio de paz, Miley.
- Não havia ninguém jovem ali, Demétria? Cada vez que você conta uma história, você fala de pessoas idosas e frágeis…
- Tio Berton vivia na mansão Grinsteade. O barão Morton já era muito velho. E então os padres Robert e Samuel também vieram viver conosco. Todos se davam muito bem, mas eu era a única que jogava xadrez com o barão Morton. Ele sempre tentava trapacear. Meu tio dizia que aquilo não era nenhum pecado, mas como era velho, o barão se tornou muito rabugento e costumava fazer esse tipo de coisas.
Demétria ficou calada e não voltou a falar durante um bom tempo. Miley contemplava o fogo enquanto Demétria contemplava a noite.
Desta vez não estava funcionado. A tentativa de Demétria em tentar se controlar não teria nenhum êxito. Ela podia sentir sua compostura se quebrando. A fúria ia crescendo dentro dela.
- Nós temos que encontrar alguém que proteja você - murmurou Miley.
- Se eu for obrigada a retornar com Sebastian, todos meus planos ficarão arruinados. Eu ia para Escócia. Edwythe iria me acolher em sua casa.
- Demétria, Escócia é o lugar onde… - Miley ia explicar que sua irmã Catherine vivia na Escócia e era casada com um primo do rei da Escócia, mas não teve a chance de se explicar.
- Por que, em nome de Deus, eu estou me preocupando com meus planos, se eles serão arruinados? Sebastian vai me matar ou entregar a Morcar, e então Morcar vai me matar. - Demétria deixou escapar uma áspera gargalhada, fazendo estremecer subitamente pelas pernas de Miley -. Eu ainda não acredito que Sebastian está se incomodando tanto comigo. Quando ele perseguiu Joseph depois que sua fortaleza ser destruída, eu pensei que ele apenas queria matar Joseph. Mas agora ele enviou homens por mim. - Demétria fez uma pausa e sacudiu a cabeça -. Não entendo absolutamente nada disto tudo.
Antes que Miley pudesse oferecer seu consolo, Demétria deu meia volta e foi até a porta.
- Você tem que permanecer aqui, Demétria. Joseph não lhe deu permissão para…
- Eu tenho que encontrar um protetor, Miley. Não é assim que as coisas funcionam? - gritou por cima do ombro -. Bem, pois Joseph é perfeitamente capaz de cuidar deste desafio.
- O que você vai fazer?
- Seu irmão vai fazer com que os homens de Sebastian partam daqui. E eu vou lhe dar instruções sobre isso agora mesmo.
Antes que Miley pudesse deter Demétria, sua amiga já tinha saído pela porta e corria escada abaixo. Miley correu atrás dela.
- Demétria, realmente pensa em dar instruções a meu irmão? - perguntou Miley e sua voz tremia de preocupação.
- Sim! - gritou Demétria.
Miley teve que se sentar no degrau. A súbita transformação de Demétria a deixou atônita. Sua querida amiga tinha perdido o juízo. Miley viu como Demétria descia pelos degraus circulares, com seus cabelos flutuando atrás dela. Só quando Demétria desapareceu no nível seguinte, Miley percebeu que deveria tê-la ajudado. Por mais aterradora que fosse a perspectiva, ela estava determinada a enfrentar Joseph a favor de Demétria. Ora, ela bem poderia ser capaz de falar com seu irmão!
Demétria chegou à entrada do salão e parou para recuperar o fôlego. Kevin e Nicholas estavam sentados um em frente ao outro na mesa de jantar. Joseph permanecia de pé de costas para a entrada, exatamente diante do fogo que ardia na lareira.
Kevin acabava de fazer comentários com seus irmãos. Demétria só ouviu a última coisa que ele estava dizendo.
- Então estamos de acordo que Joseph vai levá-la…
Demétria imediatamente chegou à conclusão de que todos pensavam que era uma boa ideia entregá-la aos homens de Sebastian.
- Não vou a parte alguma!
Seu grito obteve uma reação imediata. Joseph foi se virando muito devagar e a olhou. Demétria devolveu-lhe o olhar durante um instante, e então voltou sua atenção para os irmãos de Joseph. Nicholas teve a audácia de sorrir, como se ele achasse divertido seu ataque de fúria, enquanto Kevin, fiel a sua natureza contrária, franziu o cenho.
Joseph não demonstrou absolutamente nenhuma reação. Demétria recolheu suas saias e foi para a plataforma, andando muito devagar para terminar detendo-se na frente dele.
- Você me capturou, Joseph. A decisão de fazer tal coisa foi sua - anunciou -. Agora eu tenho que lhe comunicar uma decisão. Vou continuar como sua prisioneira. Fui clara nesta decisão?
Os olhos de Joseph mostravam surpresa. Sim, ele tinha ouvido cada palavra. E por que ele não ouviria?, perguntou a si mesma. Ela praticamente rugiu sua decisão diretamente no rosto dele.
Como Joseph continuava olhando para ela em silêncio, Demétria pensou que tentava assustá-la. Bom, pois desta vez não ia funcionar.
- Você está preso comigo, Joseph.
Maldição, sua voz tremia.
Kevin se levantou com tanta brutalidade que fez com que sua cadeira caísse. O ruído atraiu a atenção de Demétria e a fez se aproximar lentamente até a mesa com as mãos apoiadas nos quadris.
- Você pode ir apagando essa expressão de seu rosto, Kevin, ou eu juro por Deus que vou apagá-la com uma bofetada.
Nicholas olhava para Demétria. Nunca a tinha visto tão furiosa. Ela realmente pensava que Joseph iria enviá-la de volta para Sebastian? Aquele entendimento fez Nicholas sorrir. Pobre Demétria. Era evidente que ela não conhecia Joseph muito bem, e Nicholas chegou à conclusão de que Demétria também não tinha consciência de sua própria importância. Tinha conseguido enfurecer-se, certamente. Demétria era uma muito doce e delicada, mas por acaso ele não acabava de ver que ela desafiava Joseph? Se ele não tivesse visto isso, Nicholas nunca teria acreditado naquela possibilidade. Que Deus o ajudasse, porque de repente começou a rir.
Demétria o ouviu e se virou para ele, fulminando-o com o olhar.
- Está se divertindo com tudo isto, Nicholas?
Nicholas cometeu o erro de assentir. Ele olhou para Demétria bem a tempo de ver como ela lançava uma das jarras de cerveja contra sua cabeça. Nicholas esquivou da jarra, e quando Demétria pegou outra, Kevin alcançou-a sobre a cabeça dela, tirando-a de seu alcance. Os dois ficaram imóveis um do lado do outro junto à plataforma. Demétria empurrou Kevin energicamente com seu quadril. Ele perdeu o equilíbrio e caiu para trás.
Aterrissou sobre seu traseiro, e Kevin poderia ter sido capaz de deter a queda, se o tamborete não tivesse ficado preso entre seus pés. Demétria contemplou seus patéticos esforços antes de se voltar novamente para Nicholas.
- Nunca mais volte a rir de mim - exigiu.
- Venha cá, Demétria - ordenou Joseph. Ele estava apoiado no suporte da lareira, e parecia muito aborrecido para poder cair no sono.
Demétria obedeceu sem questionar, e já tinha quase cruzado o salão quando percebeu o que estava fazendo. Então se deteve e sacudiu a cabeça.
- Eu não recebo ordens de você, Joseph. Você não tem nenhum direito sobre mim. Para você sou apenas um peão. Pode me matar se assim o desejar. Eu prefiro que seja antes de ser enviada de volta com Sebastian.
As unhas de seus dedos estavam afundando em suas palmas, e ela não conseguia fazer com que suas mãos deixassem de tremer.
Joseph não afastou o olhar dela nem por um instante.
- Kevin, Nicholas: deixem-nos as sós. - A ordem foi dada em um tom muito suave, mas havia um inconfundível aço em sua voz -. E levem sua irmã com vocês.
Miley estava escondida atrás da parede junto à entrada. Quando ouviu a ordem de Joseph, entrou correndo na sala e disse:
- Eu gostaria de ficar aqui, Joseph, para o caso de Demétria precisar da minha ajuda.
- Você vai com seus irmãos - declarou Joseph. Sua voz era fria agora, efetivamente pondo fim a qualquer novo protesto.
Nicholas agarrou o braço de Miley.
- Se quiser que eu fique, Demétria…
- Não tente desobedecer a ordem de seu irmão - interrompeu Demétria. Não tinha tido intenção de gritar, mas o fez.
Miley começou a chorar, renovando a raiva de Demétria. Ela estendeu a mão e deu uns tapinhas no ombro de Miley, mas não conseguiu sorrir.
- Eu não vou me casar com Morcar - disse -. Com certeza não me vou casar com ninguém.
- Mas você vai - disse Joseph e, na verdade, chegou a sorrir para ela enquanto fazia aquela promessa.
Demétria sentiu como se ele acabasse de esbofeteá-la. Deu um passo atrás, sacudindo a cabeça em uma veemente negativa.
- Não me casarei com Morcar.
- Não, não se casará com ele.
A resposta de Joseph a deixou bastante confusa, provocando uma submissão temporária nela.
Joseph não estava mais olhando para Demétria. Ele observava como seus irmãos caminhavam para a entrada com Miley. Os três estavam ganhando tempo para sair do salão, comportando-se como se tivessem couraças cravadas nas solas de suas botas. Era evidente que queriam escutar a maior parte possível daquela conversa com Demétria. Joseph descarregou a culpa daquela amostra de insubordinação diretamente sobre os ombros de Demétria. Sim, tudo era culpa dela. Antes de Demétria entrar em suas vidas, os irmãos de Joseph sempre tinham sido muito obedientes.
No momento em que lady Demétria colocou os pés naquela casa, tudo havia virado do avesso.
Joseph disse a si mesmo que não gostava de mudanças, ainda que reconhecesse no mesmo instante que outras mudanças estavam por chegar. Tinha certeza que encontraria alguma resistência, especialmente por parte de Nicholas. Seu irmão mais novo era o maior aliado de Demétria. Joseph suspirou ao pensar nisso. Ele preferia uma boa batalha a ter que tratar com sua família.
- Kevin, encontre nosso novo sacerdote e traga-o para mim - ordenou subitamente.
Kevin se virou para ele com uma pergunta em sua expressão.
- Agora - disse Joseph secamente.
Sua ordem foi dada em um tom gelado e fez com que Demétria sentisse um calafrio que a atravessou até a medula de seus ossos. Ela se virou para voltar a falar com Kevin, quando outra ordem de Joseph a deteve.
- Não se atreva a dizer para ele me desobedecer, Demétria, ou juro por Deus que vou agarrar seus cabelos vermelhos e fechar sua boca com eles.
Demétria suspirou de indignação. Joseph se sentiu satisfeito, imaginando que sua tosca ameaça fez com que ela compreendesse quão vulnerável era sua posição. Seu objetivo era a submissão de Demétria. Sim, ele a queria dócil para o que estava por vir.
Quando Demétria andou rapidamente em sua direção com um olhar assassino, Joseph decidiu que sua ameaça não tinha lhe afetado muito. Ela não estava se comportando com docilidade alguma.
- Como se atreve a me insultar? Meus cabelos não são vermelhos, e você sabe muito bem. São castanhos. - Ela gritou -. Traz má sorte ter os cabelos vermelhos, e meus não são.
Joseph não podia acreditar no que estava ouvindo. Suas contradições estavam se convertendo em um acontecimento comum.
Demétria deteve o passo quando estava a pouca distância dele. Mas, perto o bastante para agarrá-la, pensou Joseph.
Aquela mulher era muito valente, mas inocente demais para o mundo. Essa era a única desculpa que Joseph conseguia encontrar para seus comentários. Havia mais de uma centena de homens de Sebastian, esperando depois dos muros, ameaçando atacar se Demétria não lhes fosse entregue até a manhã seguinte. Joseph disse a si mesmo que Demétria deveria dedicar toda sua fúria para aquela situação, mas ao invés disso ela questionava sobre a cor de seu cabelo. Os cabelos de Demétria eram mais vermelhos que castanhos, e por que, em nome de Deus, ela não conseguia ver o que ia além disso?
- Seus insultos não conhecem limites - disse Demétria. Então, ela começou a chorar. Ela não podia mais olhar para ele, e sem dúvida essa foi a razão pela qual permitiu que Joseph a tomasse em seus braços.
- Você não vai voltar com Sebastian, Demétria - Joseph disse e sua voz era áspera.
- Então eu ficarei aqui até a primavera - disse ela.
Kevin apareceu na entrada do salão com o novo sacerdote.
- O padre Lawrence está aqui - anunciou para atrair a atenção de Joseph.
Demétria se separou de Joseph e se virou para olhar para o sacerdote. Ora, mas ele era muito jovem! Aquilo a surpreendeu. Também parecia vagamente familiar, embora Demétria não soubesse dizer de onde ela o conhecia. Poucos sacerdotes jovens visitavam seu tio Berton.
Ela sacudiu a cabeça, e finalmente concluiu que não podia tê-lo visto antes.
De repente, Joseph atraiu Demétria para ele. Eles ficaram tão perto do fogo que Demétria esqueceu do sacerdote, e começou a se preocupar, pensando que seu vestido pudesse pegar fogo. Quando tentou se afastar, Joseph aumentou ainda mais a pressão que exercia sobre ela. Seu braço permaneceu estendido sobre os ombros de Demétria, ancorando-a perto dele. Depois de uns minutos, a proximidade de Joseph começou a exercer um curioso efeito tranquilizador sobre ela, e Demétria pôde cruzar as mãos diante de seu vestido e recuperar sua expressão de serenidade.
O sacerdote parecia estar preocupado. Não era um homem muito atraente, já que a varíola tinha deixado seu rosto cheio de marcas que formavam autênticas cicatrizes. Também não parecia muito asseado.
Nicholas entrou correndo na sala. A expressão que havia em seu rosto sugeria que ele estava pronto para a batalha. Ele e Kevin tinham mudado, repentinamente, seus humores, porque agora Kevin estava sorrindo, enquanto Nicholas franzia o cenho.
- Joseph, serei eu quem vai se casar com lady Demétria. Eu estou mais que disposto a fazer esse sacrifício - anunciou Nicholas. Sua face estava avermelhada, e deliberadamente usou a palavra “sacrifício” para que Joseph não soubesse seus verdadeiros sentimentos por Demétria -. Ela salvou minha vida - ele acrescentou quando viu que Joseph não respondia imediatamente.
Joseph sabia exatamente o que passava pela cabeça de Nicholas. Seu irmão era tão transparente como a água. Nicholas acreditava estar apaixonado por Demétria.
- Não discuta comigo, Nicholas. Minha decisão está tomada e você vai honrá-la. Você me entendeu, meu irmão?
A voz de Joseph era suave, mas ameaçadora, e depois de exalar um ruidoso suspiro, cheio de irritação, Nicholas sacudiu lentamente a cabeça.
- Eu não vou desafiá-lo.
- Casamento? - Demétria sussurro a palavra como se fosse uma blasfêmia, e gritou a seguinte -: Sacrifício?



voces nao estao gostando da historia? ninguem mais comenta

3 comentários: